O começo de 2020 mostra-se promissor para quem deseja investir em imóveis de alto padrão. A boa notícia vem de pesquisa realizada pela Associação dos Registradores de Imóveis de São Paulo (Arisp) junto a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Os dados coletados em setembro de 2019 apontam que a queda da taxa favorece o acesso ao crédito imobiliário, pré-requisito fundamental para o sucesso das negociações dos imóveis de padrão. Abaixo, vale conferir por que isso acontece.
Entender a relação entre a taxa Selic e os Imóveis de Alto Padrão
Selic ou Sistema Especial de Liquidação e Custódia é a taxa básica de juros, que serve como modelo para que os bancos no Brasil pratiquem os seus interesses.
Quando o governo aumenta a taxa básica, por exemplo, o resultado é o aumento das taxas de financiamento, inclusive para a compra de imóveis. Essa é uma prática comum em tempos de recessão a fim de frear a inflação.
O aumento da taxa Selic, assim, pode frear a quantidade de pessoas que tem acesso a crédito para esse investimento — contudo, pode ser a chance para aqueles que são capazes de investir à vista. Assim, a pressão causada pelo aumento das taxas de juros faz com que algumas proprietárias e incorporadoras pratiquem menores valores a fim de estimular as vendas. Portanto, uma ótima oportunidade de fazer um bom negócio.
O mercado dos imóveis de alto padrão, por sua vez, comporta-se de outra maneira já que nem sempre aqueles que buscam investir possuem o capital necessário para pagar à vista. Por isso, a importância da diminuição da taxa básica para alavancar a venda deste tipo de imóvel.
Bom rendimento e baixa desvalorização faz essa opção um bom negócio
Em uma cidade global com mercado aquecido como São Paulo, os apartamentos de alto padrão tornam-se uma ótima opção de investimento para aqueles que querem diversificar o seu portfólio e investir um imóvel que pode ser fonte de renda passiva.
A taxa está em seu recorde histórico desde 1996, 5%, e a economia apresenta-se bem estável.
Como isso em mente, investimento de alto padrão é uma escolha segura já que chega a crescer até 20% ao ano segundo jornal O Estado de São Paulo.