Entregas em condomínios – Cuidados na hora de receber sua encomenda

Dentre todas as facilidades que a era digital nos trouxe, uma das mais usadas é sem dúvidas as compras pela internet. Muitos aplicativos hoje estão disponíveis em nossos celulares, sejam eles para compra de comida, roupas, móveis e muitos outros produtos.

Com tantas opções disponíveis, e com uma rotina corrida, as compras online tem sido a preferência de quase 74% das pessoas em todo Brasil.

Mas como isso influencia no dia a dia de um condomínio?

Com o aumento de compras pela internet, aumenta também o volume de entregas nos condomínios, e muitas vezes isso pode gerar grandes problemas quando não se tem regras bem estabelecidas para entregas no local.

Listamos aqui as maiores reclamações e possíveis soluções:

Entrega de móveis

Talvez a campeã da lista em reclamações é a entrega de móveis, que costuma dar muita dor de cabeça para síndicos e condôminos.

Muitas vezes o condomínio não possui local para alocar encomendas de grande porte na ausência do morador, e o morador por sua vez, terá muita dificuldade em subir um móvel até seu apartamento sem a ajuda dos entregadores. Isso pode gerar um conflito para o síndico sobre receber ou recusar a entrega.

Para evitar problemas, o morador deve alinhar com a loja a data e horário especifico que deseja receber as encomendas, para que esteja presente no momento da entrega. Também deve informar na portaria o dia e hora acordado, sempre respeitando as regras contidas no regimento interno do condomínio.

Entrega de eletrônicos

Muita gente costuma comprar eletrônicos pela internet, mas é outro item complicado para receber em condomínio sem a presença do morador.

Não necessariamente por ser difícil de alocar ou carregar, mas pelo valor e a facilidade com que pode ser extraviado. Além do mais, a presença do condômino na hora de receber é de suma importância para garantir que a embalagem esteja intacta e se o produto está correto, para que o condômino não saia no prejuízo, nem o condomínio tenha problemas.

Entrega Delivery / Prestadores de serviço 

Segundo pesquisa, esses são os disfarces mais usados por assaltantes para entrar em condomínios.

Esse tipo de crime acontece com muita frequência, e vem fazendo cada vez mais vítimas, isso por que, os assaltantes costumam estudar a rotina do condomínio, moradores e portaria. Por esse motivo, é de extrema importância que o condomínio tenha regras bem definidas quanto a entregas de Delivery e outros prestadores de serviço.

Delivery: O ideal é que o entregador não tenha acesso ao condomínio, e que o morador desça até a portaria para buscar sua entrega. Ter um portão com passa volume ajuda a diminuir os riscos para o condomínio, não sendo necessário que o morador saia para fora.

Técnicos: Sempre que um técnico precisar visitar uma unidade, deixar informado os dados do técnico, data e horário que irá comparecer. Além de que só deverá ser liberado com autorização do morador.

Corretores de imóveis: Como em todos os outros casos, o morador deve deixar avisado ao condomínio a data e horário da visita, bem como os dados do corretor. E lembrando que mesmo estando ok as informações, só deve ser liberado com a autorização do morador.

Caso o porteiro desconfie do visitante, mesmo que as informações estejam corretas, é sempre valido pedir para que o morador desça para liberar pessoalmente a entrada.

É muito importante que o condomínio tenha regras bem definidas com relação a assuntos que envolvam segurança. Importante frisar também aos moradores a importância de segui-las corretamente.

Fonte: Pontual Cobranças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *